PREVENÇÃO 
Aqui não fazemos limpezinha, fazemos prevenção de verdade!

Tempo para a família
Criança escovar os dentes 2

 

LIMPEZINHA NÃO É PREVENÇÃO DE VERDADE

 

A grande maioria dos pacientes e dentista acham que prevenção é apenas ir ao dentista de seis em seis meses para fazer limpezinha e aplicação de flúor, isso não é prevenção de verdade 

A prevenção de verdade é o mais correto dos procedimentos odontológicos e um dos menos valorizados pela maioria dos pacientes e profissionais?

Aqui não fazemos apenas "limpezinha", fazemos prevenção de verdade!

Com vários procedimentos bem melhores que os tratamentos. 

 

MAIS PORQUE FAZER PREVENÇÃO DE VERDADE?

Esses procedimentos são mais simples, não invasivos, indolores, prazerosos e de menor custo quando comparados aos tratamentos curativos e restauradores (restaurações, tratamento de canal, próteses, implantes...), que são feitos quando as doenças já estão instaladas.

 

Estando você  constantemente fazendo esses tratamentos é porque sua prevenção está errada.

 

Prevenção de verdade é uma questão de inteligência financeira, de saúde mental, física e psicológica.

MAIS O QUE É PREVENÇÃO DE VERDADE?

A odontologia preventiva verdadeira feita corretamente é a melhor odontologia.

 

Ela consiste em vários procedimentos realizados para evitar várias doenças, não só cárie, mas também: gengivite; periodontite; aftas e doenças infecciosas, que podem inclusive levar a óbito como a endocardite (do coração), nefrite (dos rins), hepatite (do fígado), meningite e outras doenças infecto contagiosas, que podem ser evitadas desde a gestação até a terceira idade, que constituem em vários procedimentos bem melhores que os tratamentos. 

Raios-X

LIVRANDO-SE DO COMPLEXO DE CULPA

Para o dentista não é só dizer passe o fio todos os dias e escove os dentes para se livrar do complexo de culpa.

 

É cuidar de verdade, é ensinar como passa o fio dental, explicando na teoria e mostrando na prática que tamanho você corta o fio, como você prende nos dedos, qual dente você começa, qual dente você termina, qual o movimento que você deve fazer, a pressão ideal.

 

A mesma coisa com a escovação do dentes, língua, bochecha, céu da boca.

Em 30 anos de odontologia, mais de seis mil pacientes atendidos e nunca sentou-se em minha cadeira um paciente que soubesse passar fio dental e escovar o dente corretamente, caso você sente aqui e saiba, vai ser o primeiro.

 

Nunca nenhum paciente soube me dizer a diferença entre placa bacteriana e resíduos alimentares, que é fundamental para saber fazer a correta higiene bucal e prevenção de verdade. 

 

Dor de dente

MAIS DE QUEM É A CULPA?

  

Não se culpe se você não souber se  não te ensinaram tudo isso, a culpa é dos dentistas que não te ensinaram, a primeira coisa que o dentista deve fazer e dar esses ensinamentos aos seus pacientes, do que adianta tratar se tudo vai ser destruído novamente por falta de saber como cuidar.

Dizer simplesmente que você tem que passar fio dental e escovar o dente e muito cômodo, e livrar-se da culpa sem mérito.

O aprendizado de qualquer técnica, e por isso chamamos de técnica de higiene bucal, envolve várias etapas a serem ensinadas e supervisionadas.

Primeiro você mostrar e ensina na teoria, depois mostra e ensina na prática, depois você vê se o paciente entendeu a teoria , depois pede para ele fazer na sua frente para ver se tá fazendo correto, não estando, corrige os erros pedindo para repetir corretamente, depois motiva e supervisionada periodicamente até virar hábito.  

 

 EDUCAÇÃO, MOTIVAÇÃO, AÇÕES.

Além dos procedimentos de limpeza e aplicação de flúor, a prevenção de verdade envolve também e principalmente informação. conscientização, técnicas de higiene com aulas práticas e teóricas com acompanhamento sistemático e motivação permanente.

 

Para que o paciente mantenha no seu dia-a-dia os cuidados necessários para uma boa higiene bucal, que influencia diretamente nas ações que resultam na saúde bucal e geral.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE TRATAR E CUIDAR?

 

Quem ama cuida, não só trata! Só tratamento sem acompanhamento preventivo de verdade é paliativo, solução mesmo é tratamento com acompanhamento preventivo de verdade, isso sim é cuidar.   

Por isso temos em nosso consultório o Programa de Prevenção Anual Plus, que inclui prevenção de verdade e inclusive clareamento.

Odontologia realmente preventiva. EVOLUTION